-- 12:18:00
OBRIGADO PELO SEU ACESSO - VOLTE SEMPRE, DEIXE SUGESTÕES (99) 98108 - 9864

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele

A PALAVRA DO PASTOR, FEVEREIRO DE 2020
 bispo da igreja catolica
Mensagem - Neste ano, o mês de fevereiro, será bem particular em nossa Diocese. Na maioria das paróquias, ocorrerá mudança de presbítero, causando com certeza um clima ora de saudade e gratidão, ora de esperança e alegria, por quem vem em nome do Senhor. Agradecemos de coração a disponibilidade dos nossos presbíteros em aceitar os novos desafios e desejamos-lhes que sejamos bons pastores, que amem e sirvam bem ao nosso povo. Também iniciará o tempo precioso da quaresma, onde somos chamados a chorar pelos nossos pecados e mudar de vida, e da Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, cujo lema é: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)

>Veja também: BATISMO DO SENHOR - JANEIRO DE 2020

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)

Reflexão - Essas palavras da parábola do Bom samaritano são um programa de vida e ação pastoral que as pessoas de boa vontade devem percorrer. “Ele viu”- È um olhar que permanece, se envolve, tem compaixão e se compromete com o próximo. Não é um olhar indiferente, insensível, desatento, apressado, que despreza a dor do outro e o deixa abandonado. É um olhar que identifica o mal acontecido e busca as saídas e luzes da solidariedade para encontrar as soluções. “Ele sentiu a compaixão” – O olhar da compaixão pode fecundar o coração humano e dar um verdadeiro sentido á vida. É um olhar interessado não em si mesmo, mas no bem do próximo, seja ele quem for: conhecido ou desconhecido, amigo ou inimigo, de qualquer origem ou religião. Sentir compaixão é mais do que ter dó. Significa comprometer-se, sem medo de aproximar-se e colocar-se na situação do outro, para encontrar os caminhos e os meios de superação dos males e sofrimentos. Compaixão é unir justiça com misericórdia, pois estas duas não se contrapõem, mas se completam e se alargam. A misericórdia confere à justiça um conteúdo novo, que se exprime no perdão, fruto não somente do mérito, mas do amor. 


“Cuidou dele”- O bom samaritano agiu de maneira eficaz. Neste mundo acelerado é preciso ter a coragem da fé, que é capaz de parar, de interromper a rotina, para cuidar. É preciso descer da nossa montaria e oferecê-la a quem está ferido, à beira do caminho e precisa ser levado à hospedaria. Como fazer de nossos grupos e comunidades uma hospedaria que acolha os caídos, pelo pecado e pelas estruturas pecaminosas do mundo em que vivemos? Como empregar os recursos humanos, materiais e espirituais existentes para aqueles que estão desfigurados pela dor e maldade humana? Que neste tempo quaresmal, passemos da lamentação, ou indignação para uma ação eficaz. “Vai e faze o mesmo” como disse Jesus. 

Deus lhe abençoe, seu amigo bispo
comunh%C3%A3o+e+espera%C3%A7a.jpg (200×73)
Dom Sebastião Bandeira.


Conheça nossas redes sociais
   
_____________________________________________


COMPARTILHE VIA

Por - Portal Acesso Cristão

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO PELO FACEBOOK

FESTEJO DA PADROEIRA | 2017 - 2018 - 2019 - 2020

FESTEJO DA PADROEIRA | 2017 - 2018 - 2019 - 2020
#ACESSOFC