-- 12:18:00
OBRIGADO PELO SEU ACESSO - VOLTE SEMPRE, DEIXE SUGESTÕES (99) 98108 - 9864

Romaria Regional da Terra e das Águas em Caxias Maranhão

Caxias, no Maranhão, acolhe a 13ª Romaria Regional da Terra e das Águas, nos dias 21 e 22
Acesso Cristão - Romaria da Terra e das Águas
Olá a todos que acompanham o Portal Acesso Cristão de Coroatá - MA, hoje mostramos a vocês  que nos dias 21 e 22 na Diocese e cidade de Caxias, a 13ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão que refletiu a temática “Água e terra, fontes de vida, dons de Deus e direitos de todos” e lema “Senhor, dá-me desta água!” (Jo. 4,15).
Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB
Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte – MG e Presidente da CNBB – Conferência Nacional do Bispos do Brasil, esteve pela primeira vez no Maranhão, como presidente da CNBB participando deste momento de luta, fé e resistência da Igreja do Maranhão, aonde na oportunidade o mesmo presidiu a missa de abertura oficial da 13ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão, e ressaltou que 
“a Romaria da Terra e das Águas é uma chama de Esperança e um momento de fortalecimento da sociedade e da Igreja maranhense, porque o Povo toma consciência da sua participação, e que mesmo diante das dificuldades, é muito importante manter a esperança viva, porque quem nos conduz é Deus e na força Dele e quem nos conduz”.
Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da Diocese de Caxias
 > Veja também: ROV É REALIZADO EM COROATÁ
A Romaria da Terra e das Águas é uma das atividades religiosas mais importantes da Igreja do Maranhão e acontece a cada 4 anos, com representantes das 12 dioceses que compõem o Regional NE 5 da CNBB, organismos ligados à Igreja Católica do Maranhão como o CIMI – Conselho Missionário Indigenista, a CPT – Comissão Pastoral da Terra, além das Comunidades Tradicionais, Movimentos Sociais, Populares e sindicais. As Romarias da Terra e das Águas são realizada pela Igreja Católica do Maranhão, e sua primeira edição aconteceu no ano de 1986, no município de Vargem Grande, Maranhão, Diocese de Coroatá. Inicialmente a temática trabalhada nas Romarias, era somente sobre a Terra, e com o passar dos anos, a Igreja do Maranhão, sentiu também a necessidade de se pautar a Água nas reflexões feitas junto às comunidades.Para Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da Diocese de Caxias que sediou o evento religioso, foram mais de 2 anos de preparação e muita mobilização de todo o regional para a realização deste grande momento. Ainda de acordo com o bispo, foram realizados seminários em todas as dioceses, escutas técnicas e da legislação tanto da Terra quanto da Água, escuta dos Povos da Terra e das Águas e das comunidades tradicionais do Maranhão. Dom Sebastião Bandeira, Presidente do Regional NE5 da CNBB, destaca a Romaria como um momento profético de denúncia e resistências das comunidades para que a situação de pobreza, sofrimento e perdas de direitos que os trabalhadores vivem possam ser superadas. Ainda de acordo com o bispo a temática da Romaria vai de acordo com o momento atual que o Brasil vive atualmente com os conflitos de água e as queimadas na Amazônia e no Cerrado maranhense, e afirma que o evento contribuiu com o fortalecimento das Pastorais Sociais e movimentos Populares e sindicais do Regional.
COMPARTILHE VIA

Por - Portal Acesso Cristão

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO PELO FACEBOOK

UM PADRE E UMA FREIRA EM ACAMPAMENTO FOLLOW ME

UM PADRE E UMA FREIRA EM ACAMPAMENTO FOLLOW ME
#ACESSOFC

The Teen Game

The Teen Game
AGUARDE