-- 12:18:00
OBRIGADO PELO SEU ACESSO - VOLTE SEMPRE, DEIXE SUGESTÕES (99) 98108 - 9864

Como o Diabo nos incentiva a sermos orgulhosos?



ACESSO CRISTÃO - 
 O orgulho, meus amigos, é o meu pecado favorito. Eu o testei num casal, num jardim, no início desta terrível história, logo após minha expulsão, e funcionou tão bem que o Outro teve que mandar seu filho para resolver tudo. Enquanto esperamos pela nossa caída final, vamos trabalhar duas vezes mais!

A virtude da “grandeza da alma”
Para os cristãos, a tarefa é mais difícil. Temos de cobrir os nossos rastos. Um de nossos mais belos movimentos foi introduzir a confusão entre humildade e modéstia e, correlativamente, entre o orgulho e a busca da própria excelência – uma virtude chamada magnanimidade, que foi quase completamente esquecida… uau! Como indica a etimologia, é a virtude da “grandeza da alma”: pressiona a pessoa a realizar grandes coisas, inspirada pela sua vocação.

Durante sua vida, no século XIII, o teólogo Tomás de Aquino era conhecido como o “boi silencioso”. Porque ele estava ruminando sobre as coisas antes de falar. Muitas vezes encontrarás este homem que te impede de pensar de forma circular. Eu não podia fazer nada contra ele, ele colocou a cabeça no tabernáculo para receber as inspirações do Outro! Tomás de Aquino sublinha que o homem deseja naturalmente a sua plenitude e que o pecado consiste apenas no excesso deste desejo de excelência. É aqui que temos de jogar.

Os meus mandamentos “sagrados”
Primeiro, temos de começar cedo. “A coisa mais importante na vida é ser firme”, dirá um pai ao seu filho. Ele mesmo foi pisoteado por seus irmãos e amigos na escola e tem uma boa vingança a tirar através de seu filho.

Em segundo lugar, faça com que a educação não evoca o orgulho, ou, se os pais falam sobre isso, que adicionem este tipo de fórmula: “O orgulho morre um quarto de hora após a nossa morte”, ou ” De qualquer forma, todos nós somos orgulhosos”. São expressões idiotas e desesperadas! O orgulho é como a mentira, acabas por viver com ele.

Não se preocupe muito quando ouvir as pessoas se acusarem em confissão de orgulho. A sua confissão permanece frequentemente tão geral que não é embaraçosa, entrar em detalhes é demasiado humilhante. Assegure-se que o sacerdote não peça um exemplo específico, para que ele não possa dar conselhos concretos.

Uma arma eficaz também, falsificando esta maldita humildade.
Tente garantir que todas as famílias tenham acesso às histórias das vidas de santos como Alexis. Depois de um longo exílio, conta-se que voltou para seus pais, que não o reconheceram: viveu anos debaixo das escadas de sua casa, e só foi identificado depois de sua morte. É sobre-humano o suficiente para se tornar desumano. Estas hagiografias desencorajadoras trouxeram-me muitos antigos inimigos.

Por outro lado, tenha cuidado da pequena Thérèse de Lisieux. Ela é minha inimiga pessoal. Ela é concreta, conta todas as suas lutas de humildade, fá-lo por obediência ao seu superior. Mostra que ela não nasceu santa. E ela escreveu a pior coisa contra nós: O Triunfo da humildade. Tentei destruir parte deste libro, tentei asfixiar a carmelita com pétalas das flores, afogar sua chama com água de rosas… Me queimei!

Começo a entender porque o Outro tem uma paixão por pastores, camponeses e meninas muito simples. É que nós não cuidamos disso, deixamos que escapem, e esses corações de humildade salvam o mundo sem que podamos fazer nada! Por isso, mantém os olhos abertos!

Por Padre Pascal Ide et Luc Adrian (Inspirado por as Cartas doInferno de C. S. Lewis), via Aleteia
COMPARTILHE VIA

Por - Portal Acesso Cristão

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO PELO FACEBOOK

UM PADRE E UMA FREIRA EM ACAMPAMENTO FOLLOW ME

UM PADRE E UMA FREIRA EM ACAMPAMENTO FOLLOW ME
#ACESSOFC

The Teen Game

The Teen Game
AGUARDE