SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO - SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO
OBRIGADO PELA SUA VISITA - VOLTE SEMPRE

Dom Sebastião Bandeira - Comunhão na Palavra, Vós sois todos irmãos, Outubro de 2018


“NOVO MILÊNIO”
 “COMUNHÃO NA PALAVRA”, nº 251 – outubro 2018.
  
“Vós sois todos irmãos” Mt. 23,8

Envolvidos pelo clima das eleições, iniciamos o mês de outubro com muitas perguntas e preocupações sobre o presente e o futuro da sociedade brasileira.  Os acontecimentos políticos vividos ultimamente revelam uma tendência da sociedade em  escolher o caminho da força e do autoritarismo, para resolver os problemas do país, especialmente o da violência. Ao mesmo tempo, comungamos com o Papa Francisco, a realização do Sínodo sobre os jovens e o discernimento vocacional, e com toda a Igreja da Amazônia, que já está se preparando para o Sínodo, no próximo ano. Como reflexão, escolhi o tema do mês missionário, oferecido pela Igreja do Brasil: “Enviados para testemunhar o Evangelho da Paz”, retomando o lema da Campanha da Fraternidade deste ano:

A fraternidade é a base da democracia e da missão. Na democracia, defende-se o direito de cada pessoa se expressar, de participar e tomar as decisões, tendo presente o princípio de igualdade e dignidade de cada ser humano. Cada vez que acontece uma eleição, percebem-se os limites do modelo democrático, as fragilidades do mesmo e a necessidade de aprimorá-lo, para que produza bons frutos. A missão também parte do principio da fraternidade universal, ligada à paternidade de Deus, que quer que todos tenham vida e vida em abundância. Parte do princípio de que todo homem e toda mulher é uma missão e é essa a razão pela qual se vive na terra. O fato de nos encontrarmos neste mundo sem ser por nossa decisão faz nos intuir que há uma iniciativa que nos precede e nos faz existir. Sentimo-nos amados, por um Amor bem maior, brotando em nós dois movimentos: o de ser atraído e o de ser enviado.  Como cristãos temos uma tarefa muito importante no mundo: o de estar sempre ao lado dos que são esquecidos, descartados e até mesmo perseguidos, construindo uma civilização da justiça, do amor e da paz, como sempre a Igreja anunciou.      

Vários fatos demonstram sinais de mudança e de esperança, especialmente no nosso estado. Não podemos desanimar, diante dos acontecimentos onde predomina uma construção de mundo, determinada pela manipulação das informações, do domínio do capital, e de várias formas de egoísmo humano. Nem também devemos nos deixar levar pelo sentimento de impotência de mudar tal realidade. Estes desafios devem nos levar a repensar sempre a nossa missão, como o lavrador que mesmo tendo tido um verão intenso, ele não desanima de plantar outra vez. O que fazer para não perder a esperança na construção da paz, no espírito da não violência, do perdão e de acreditar na recuperação do ser humano? Quais ambientes e situações, percebemos ao nosso redor, que são alheios ao evangelho de Jesus e da presença  da Igreja e que nossa comunidade pode fazer alguma coisa? Que o Espírito Santo, o protagonista da missão, alargue nosso coração para que nossas ações possam ser transformadoras e cheguem, até os “confins da terra” para onde desde a Páscoa de Jesus, fomos enviados. 

Um grande abraço do amigo D. Sebastião Bandeira.

EVANGELIZE - COMPARTILHE VIA

SOBRE - Acesso Cristão

Somos um Portal de Mídia da Igreja Católica da cidade de Coroatá-MA. Nossa missão é evangelizar levando informação e conteúdo a respeito da Santa Igreja
CLIQUE - AS 5 MAIS ACESSADAS DO MÊS NO PORTAL ACESSO CRISTÃO
Notícias da Igreja Católica Diocese de Coroatá
CLIQUE - FORMAÇÃO - CATEQUESE
CLIQUE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES # SOU AMIGO ACESSO CRISTÃO
CLIQUE - NOTÍCIAS DE COROATÁ