SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO - SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO
OBRIGADO PELA SUA VISITA - VOLTE SEMPRE

SEXUALIDADE HUMANA: VERDADE E SIGNIFICADO


                              ORIENTAÇÕES EDUCATIVAS PARA A FAMÍLIA CRISTÃ

Em meio aos desafios da família, hoje: ausência dos modelos tradicionais; obscurecimento da verdade sobre a pessoa humana; banalização do sexo; informação oferecida de maneira distorcida e inadequada. Queremos segundo as orientações pastorais da Igreja dar aos leitores do Portal Acesso Cristão, um melhor conhecimento de si mesmo, do outro e da família. Trazemos presente na nossa natureza humana certezas fundamentais e indiscutíveis:

CHAMADOS AO VERDADEIRO AMOR: O amor humano como dom de si, O ser humano foi criado para amar, esta é a fundamental vocação do homem e da mulher. 

O homem se realiza quando encontra o amor maior que sua alma procura, sem este amor maior, o homem não se completa e não se realiza plenamente. Assim São Paulo nos apresenta o verdadeiro amor (1 Cor 13). 

O amor superior é exigente, único e fiel, eis aí a sua beleza. Se a nossa forma de amar comporta essas características que São Paulo aponta nesta carta, então estamos dentro deste dom. Se ainda não amamos nestas características, somos chamados ao exercício deste amor até a mais alta perfeição. 
O modelo perfeito do amor esponsal entre um homem e uma mulher é o próprio Deus, no mistério da Trindade, que vive entre si uma comunhão perfeita no Amor. Quando o casal se relaciona nesta comunhão de amor, como dom de si, chega à plenitude da complementaridade de ambas as partes. O amor deve ser tal que a liberdade gere o consentimento e o consentimento gere o ato, e o ato os una em uma só carne através da comunhão, de corpo e de alma.

Catecismo da Igreja Católica  Nº 2332: “A Sexualidade afeta todos os aspectos da pessoa humana, em sua unidade de corpo e alma. Diz respeito particularmente à afetividade, à capacidade de amar e de procriar e, de uma maneira mais geral, à aptidão a criar vínculos de comunhão com os outros”.
Portanto, a sexualidade vivenciada de uma forma isolada, individualista, e irresponsável não chega a sua plenitude, não nos torna fecundos e não nos realiza enquanto pessoa. Não fomos criados para nós mesmos, mas para os outros. 

Deus mesmo, no seu infinito e supremo amor e dentro de sua livre e perfeita vontade cria o homem e a mulher como seres sexuados. Portanto cabe ao homem ou a mulher dentro de sua liberdade, acolher-se ou rejeitar-se.

Catecismo da Igreja Católica nº 2333: “Cabe a cada um, homem e mulher, reconhecer e aceitar sua identidade sexual”.

Oração para curas das feridas da minha sexualidade (SMA)
Invoque a presença da Santíssima Trindade (sinal da cruz)

Senhor Jesus, por intercessão de São José e Maria, peço que me perdoe por todas as vezes que, livremente, me entreguei à prostituição, adultério, masturbação, fornicação... ferindo à minha sexualidade, esquecendo-me que sou "Templo Santo de Deus", "Sacrário Vivo", manchando assim com o pecado aquilo que represento e sou: Imagem e semelhança Tua. Peço também que me perdoe, pelas inúmeras vezes que usei a pessoa do irmão (a) como objeto sexual e descartável, para saciar meus apetites sexuais, não me importando com a pessoa e muito menos com os seus sentimentos. Amem.

Por Diácono Gilson
EVANGELIZE - COMPARTILHE VIA

SOBRE - Acesso Cristão

Somos um Portal de Mídia da Igreja Católica da cidade de Coroatá-MA. Nossa missão é evangelizar levando informação e conteúdo a respeito da Santa Igreja
CLIQUE - AS 5 MAIS ACESSADAS DO MÊS NO PORTAL ACESSO CRISTÃO
Notícias da Igreja Católica Diocese de Coroatá
CLIQUE - FORMAÇÃO - CATEQUESE
CLIQUE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES # SOU AMIGO ACESSO CRISTÃO
CLIQUE - NOTÍCIAS DE COROATÁ