SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO - SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO
OBRIGADO PELA SUA VISITA - VOLTE SEMPRE
CLIQUE - AS 5 MAIS ACESSADAS DO MÊS NO PORTAL ACESSO CRISTÃO
Notícias da Igreja Católica Diocese de Coroatá
CLIQUE - FORMAÇÃO - CATEQUESE
CLIQUE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES # SOU AMIGO ACESSO CRISTÃO
CLIQUE - NOTÍCIAS DE COROATÁ

E agora Católico? O que fazer quando a hóstia cai no chão?


Olá irmãos que acompanham o Portal Acesso Cristão, a Paz de Jesus esteja com você e sua Família. Amém. o que fazer quando isso acontecer na sua igreja, ou melhor como reagia a esse acontecimento. em Coroatá é muito difícil isso acontecer, sempre vi varias formas de se concertar esse fato, mas vamos entender um pouco sobre a eucaristia... A Eucaristia é expressão do amor incondicional de Jesus por nós. Ele oferece da sua própria carne para nos alimentar em nossa caminhada e missão. Temos com a Eucaristia uma relação de profundo amor e respeito. Na comunhão eucarística entramos em profunda união com Jesus, com sua vida e missão. Por isso, receber a Sagrada Eucaristia requer de nosso coração uma profunda atitude de fé e de acolhimento. Jesus não pode ser apenas um pão na boca, Ele tem que ser amor que chega ao nosso coração e transforma nossa vida. Receber a Eucaristia é entrar em profunda comunhão de amor com a vida de Jesus, para que Ele seja Vida em nossa vida.

O momento da comunhão, dentro da Santa Missa, é essencialmente um momento oracional, momento de rezar a presença de Cristo em nossa vida, como na passagem dos discípulos de Emaús que ao reconhecerem Cristo no partir do Pão o Cristo desapareceu diante de seus olhos, pois agora, pelo olhar da fé, o Cristo é presença no coração de cada um que Nele acredita e que o acolhe com amor. Assim, o momento da comunhão deve ser vivido na grandeza da fé que nos faz acreditar que o Pão e o Vinho consagrados são o Corpo e Sangue de Jesus e, nessa fé, acolher o Cristo como o Pão da Vida, o Pão que alimenta nossa vida e nos salva.

Durante a comunhão, por mais que se viva com respeito e amor este momento, pode acontecer situações que vão exigir calma, serenidade e profundo sentimento de fé para serem resolvidas, como por exemplo, quando no momento da comunhão a hóstia vier a cair no chão. Isso pode acontecer tanto das mãos do sacerdote ou do ministro que entrega, como do fiel que recebe.

Quando isso acontece não é para se assustar e muito menos entrar em pânico, ou num escrúpulo religioso achando que a Eucaristia foi profanada. Se a hóstia vier a cair no chão, isso não significa que houve a intenção de jogar o Corpo de Cristo no chão. Neste momento o fundamental é manter a serenidade e o respeito. Então, se no momento de receber a comunhão a hóstia cair no chão, tanto o fiel pode abaixar e pegar a hóstia e comungar, ou o ministro pegue a hóstia que pode ser colocada dentro de um sanguíneo para ser comungada depois pelo próprio ministro, ou dissolvida na água e colocada numa planta. Não seria interessante o ministro pegar e comungar a hóstia que caiu e continuar distribuindo a comunhão, pois o comungar pede sempre uma atitude de silêncio interior e oração.

Por isso, o fundamental no momento da comunhão é a atitude de fé de quem se coloca para receber o Corpo de Cristo no desejo de entrar em comunhão com a vida de Jesus, sabendo que comungar a vida do Cristo no altar é também se comprometer com sua missão. Pois Ele mesmo disse: “Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele” (Jo 6, 56).

Fonte: Portal A12
EVANGELIZE - COMPARTILHE VIA

SOBRE - Acesso Cristão

Somos um Portal de Mídia da Igreja Católica da cidade de Coroatá-MA. Nossa missão é evangelizar levando informação e conteúdo a respeito da Santa Igreja