SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO - SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO
OBRIGADO PELA SUA VISITA - VOLTE SEMPRE

Editorial, março de 2018 com Padre João Evangelista




 “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30, 5).

A presente edição, inspirada pela frase, “dignidade para os indesejáveis” de José Antonio Pagola, apresenta o sonho de Deus realizado pelo testemunho de Jesus Cristo a serviço do Reino.

Ao falar de dignidade, logo pensamos em vida digna, mas quando existe a negação humana, naturalmente são os esquecidos, condenados por uma sociedade injusta e excludente. Uma realidade da época de Jesus, na Galileia, onde os mais pobres eram desprezados, tratados de forma indiferente, sem levar em consideração o ser humano que precisa viver dignamente.  

Nesse período chuvoso fico imaginando os que moram em condições precárias, nos bairros que sempre alagam todos os anos, deixando muitas pessoas desabrigadas. Infelizmente são realidades que estão nas periferias, como por exemplo: Vila Vavá, Bairro da União, são os mais afetados. Como sempre se repete os mesmos problemas todos os anos, com acumulação da água das chuvas sem meios necessários para o seu escoamento. 

Resolvi escrever sobre o assunto com a intenção de fazer uma provocação, sobretudo, alagar o olhar a respeito dessa situação preocupante.  Acredito que cause uma inquietação a respeito das famílias que estão sofrendo, sem uma casa digna, no desconforto da água dentro de casa, correndo perigo de doenças. É um problema que precisa ser discutido, antes do período de chuvas, a fim de diminuir o descarte irregular do lixo nas ruas e córregos, para minimizar os problemas. 

São situações visíveis, para dizer que é uma realidade que não queremos nos comprometer. Significa o velho problema de sempre, se tornou comum aos olhos de todos, como também situações invisíveis, de angústias e sofrimentos, que precisamos encontrar caminho. E Jesus deu a vida para “que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 11).  

O Papa Francisco sublinha que "a cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos bolas de sabão: estas são bonitas, mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!"
É assim que percebemos a sociedade, sem manifestar preocupação com os fragilizados, sem sentir a dor e o sofrimento dos que estão em situação vulnerável. Não podemos perder a esperança, “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30, 5).

Contamos com o empenho de todos, para lutar pela dignidade da vida, e acreditar que, apesar dos desafios, esperamos que os sonhos e anseios sejam realizados a partir de Jesus Cristo.
Com estima, 

Pe. João Evangelista


EVANGELIZE - COMPARTILHE VIA

SOBRE - Acesso Cristão

Somos um Portal de Mídia da Igreja Católica da cidade de Coroatá-MA. Nossa missão é evangelizar levando informação e conteúdo a respeito da Santa Igreja
CLIQUE - AS 5 MAIS ACESSADAS DO MÊS NO PORTAL ACESSO CRISTÃO
Notícias da Igreja Católica Diocese de Coroatá
CLIQUE - FORMAÇÃO - CATEQUESE
CLIQUE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES # SOU AMIGO ACESSO CRISTÃO
CLIQUE - NOTÍCIAS DE COROATÁ