SEJA BEM-VINDO AO PORTAL DE NOTÍCIAS ACESSO CRISTÃO - SEJA BEM-VINDO AO PORTAL DE NOTÍCIAS ACESSO CRISTÃO
12:18:00
OBRIGADO PELO SEU ACESSO - VOLTE SEMPRE, DEIXE SUGESTÕES (99) 98108 - 9864
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui

Comunhão na Palavra, Com Dom Sebastião - Novembro de 2017.

“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” Mt. 5,13-14

Começará neste mês, na festa de Cristo Rei, dia vinte e seis, o Ano dedicado aos cristãos leigos e leigas. Depois de termos publicado um documento sobre a vocação e missão do leigo, nós, bispos do Brasil, achamos importante oferecer uma oportunidade para ao longo do ano, celebrar a presença e organização dos leigos em nosso país, aprofundar sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, visando testemunhar Cristo e seu reino na nossa sociedade. Em nossas comunidades, encontramos tantos homens e mulheres que assumem tarefas internamente na vida da Igreja, mas tem dificuldade de agir no ambiente em que vivem. Os mesmos que animam a liturgia podem às vezes dar contra testemunho na família, e na vida política. O tema que iluminará este ano será: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’ a serviço do Reino. Com a graça de Deus, estarei brevemente, realizando a visita pastoral, em Nina Rodrigues, para animar a fé  do povo que nos espera com alegria e esperança.

          “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” Mt. 5,13-14

O sal e a luz sempre foram símbolos escolhidos para explicar a vocação e missão do leigo no mundo de hoje. O sal deve penetrar no alimento para dar sabor. Deve desaparecer, deixando marcas de sua presença. A luz, ao contrário, deve brilhar,  ficar bem exposta, para ampliar a sua atuação e sua eficácia. Estes dois movimentos, o desaparecer e o aparecer devem acontecer, no seu tempo próprio, na vida do cristão leigo, discípulo missionário de Jesus.  O desaparecer acontece quando o cristão está presente no mundo, vivendo seus problemas e suas dificuldades, sofrendo com os que sofrem e se alegrando com os que se alegram e sempre buscando agir naquelas situações mais difíceis e degradantes, onde a pessoa humana está vivendo. È o bom samaritano que desce do seu animal, se abaixa para socorrer a pessoa caída, vítima da maldade humana, ou do sofrimento inevitável da vida. O outro movimento do aparecer é quando ele busca responder aos desafios, superar os problemas e encontrar soluções, suscitando vida e esperança onde vive. Quando o bem acontece, se expande gerando outro bem. O bem que foi realizado já se torna uma luz para aqueles foram beneficiados.

“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” Mt. 5,13-14

Duas metas devem-se alcançar em relação aos cristãos leigos: dentro da Igreja, ajudá-los a se tornar sujeito eclesial, isto é maduro na fé, testemunhando o amor a Cristo e à Igreja, servindo aos irmãos, servindo com coragem e fidelidade. Fora da Igreja, o leigo deve agir no mundo, “primeiro lugar da sua presença, atuação e missão”, como cidadão, participando e agindo de acordo com os valores do evangelho para transformar as estruturas que determinam a existência humana.
Onde você está atuando mais, dentro da Igreja ou da sociedade? Que passos devem ser dados para ter um equilíbrio de atuação dentro e fora da Igreja? O que poderemos fazer em nível de paróquia, para viver o ano do laicato?
 Um grande abraço a todos, do seu amigo e irmão, D. Sebastião Bandeira.
--------- --------- CLIQUE E EVANGELIZE - COMPARTILHE VIA

SOBRE - Portal de Noticias Católicas Online Acesso Cristão

Somos um Portal de Mídia da Igreja Católica da cidade de Coroatá-MA. Nossa missão é evangelizar levando informação e conteúdo a respeito da Santa Igreja
CLIQUE - AS 5 MAIS ACESSADAS DO MÊS NO PORTAL ACESSO CRISTÃO
Notícias da Igreja Católica Diocese de Coroatá
CLIQUE - FORMAÇÃO - CATEQUESE
CLIQUE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES # SOU AMIGO ACESSO CRISTÃO
CLIQUE - NOTÍCIAS DE COROATÁ