OBRIGADO PELA SUA VISITA - VOLTE SEMPRE
CLIQUE - AS 5 MAIS ACESSADAS DO MÊS NO PORTAL ACESSO CRISTÃO
Notícias da Igreja Católica Diocese de Coroatá
CLIQUE - FORMAÇÃO - CATEQUESE
CLIQUE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES # SOU AMIGO ACESSO CRISTÃO
CLIQUE - NOTÍCIAS DE COROATÁ

EVANGELIZAR É PRECISO

Pastoral da juventude de todo o Brasil se reúnem em Manaus

 O encontro da Pastoral da Juventude começou neste domingo, dia 18 a 25 de 

janeiro.

Jovens católicos de todo o Brasil se reúnem em Manaus
Mais de 500 jovens de todo o Brasil estão presentes em Manaus no 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que esta sendo realizado desde o dias 18 e vai ate 25 de janeiro, no Colégio La Salle.
O objetivo é celebrar a caminhada da Pastoral da Juventude/PJ, revisitando o Mestre, a partir do olhar dos jovens e da Igreja Amazônica, tendo como lema “No encontro das aguas partilhamos a vida, o pão e a utopia”.
Além dos delegados dos  18  regionais  da  CNBB,  aproximadamente  600  voluntários  jovens, assessores e amigos da PJ da Arquidiocese de Manaus e do Regional Norte I estão trabalhando nas equipes  locais  de  acolhida,  ambientação,  alimentação,  bem-estar/saúde,  comunicação,  cultura, finanças, hospedagem, infraestrutura, lojinha, limpeza, liturgia/mística, missão, passeio, secretaria e transporte.
A abertura do Encontro foi com uma Missa Campal no Anfiteatro da Ponta Negra, às 17h30 do dia 18 de janeiro. Os jovens delegados dos regionais ficarão durante toda a semana hospedados nas  casas  de  famílias  dos  paroquianos  de  Manaus.  São  270  famílias  em  34  paróquias  e  áreas missionárias  que  abrirão  suas  casas  para  hospedar  os  participantes  do  11º  ENPJ.  Na  Paróquia Menino Jesus de Praga, na Chapada, serão hospedados 54 delegados. Segundo a jovem Luanna Kháris, que hospedará jovens em sua casa, a expectativa é grande. “Nesse encontro queremos que os jovens possam se sentir bem acolhidos e amados por Deus e pela  Igreja de Manaus e assim possa gerar frutos de vida no amor e na alegria”, afirma Luana.
O Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castrianni, está presente em todo o processo de construção contribuindo para que o Encontro seja acolhido não apenas pela juventude, mas por toda a Igreja da  Amazônia.  Segundo  ele,  a  arquidiocese  de  Manaus  tem  uma  responsabilidade  bastante específica:  “precisamos  priorizar  três  equipes;  acolhida,  hospedagem  e  alimentação;  as  demais tarefas, a PJ consegue dar conta com toda sua experiência.”, destaca o arcebispo.
O Encontro está estruturado a partir de quatro eixos que perpassam todos os momentos. São eles: teológico, missionário/social,  espiritualidade  e  arte/cultura.  A  partir  da  provocação  do  lema,  “No  encontro  das  aguas partilhamos  a vida,  o pão e  a utopia”,  e  da  iluminação  bíblica  “Mestre,  onde  moras?  Vinde  e  vede!”,  está estruturada a metodologia e a programação.
Outras edições dos Encontros Nacionais
O Encontro Nacional da Pastoral da Juventude é um espaço para troca de experiências, reflexão da caminhada e apontamentos  de  pistas  para  a  ação.  É  realizado  a  cada  três  anos  com  representação  de  jovens  de  todas  as dioceses  em  que  houver  trabalho  articulado  de  PJ.  A  preparação  e  animação  são  de  responsabilidade  da coordenação  nacional  de  jovens  e  da  comissão  nacional  de  assessores,  articulados  com  a  equipe  local  e coordenação regional. Os três primeiros Encontros Nacionais foram espaços fundamentais de pertença a esta Pastoral,  pois  eles  ajudaram  a  refletir  e  a  materializar  o  rosto  (identidade),  percebendo  a  missão  de evangelizadores de jovens protagonistas de sua história. 
As outras edições aconteceram:
1º Encontro Nacional – Pontalina, GO. Janeiro de 1994
2º Encontro Nacional – Goiânia, GO. Julho de 1994
3º Encontro Nacional – Campo Grande, MS. Março de 1995
4º Encontro Nacional – Divinópolis, MG. Julho de 1996
5º Encontro Nacional – Salvador, BA. Janeiro de 1998
6º Encontro Nacional – Cuiabá, MT. Janeiro de 2000
7º Encontro Nacional – Ananindeua, PA. Janeiro de 2003
8º Encontro Nacional – Campinas, SP. Janeiro de 2006
9º Encontro Nacional – Natal, RN. Janeiro de 2009
10º Encontro Nacional – Maringá, PR. Janeiro de 2012 

Fonte: Pj Manaus
EVANGELIZE - COMPARTILHE VIA

SOBRE - Acesso Cristão Noticias da cidade Coroatá

Somos um Portal de Mídia da Igreja Católica da cidade de Coroatá-MA. Nossa missão é evangelizar levando informação e conteúdo a respeito da Santa Igreja