SEJA BEM-VINDO AO PORTAL DE NOTÍCIAS ACESSO CRISTÃO - SEJA BEM-VINDO AO PORTAL DE NOTÍCIAS ACESSO CRISTÃO
12:18:00
OBRIGADO PELO SEU ACESSO - VOLTE SEMPRE, DEIXE SUGESTÕES (99) 98108 - 9864
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui

Papa diz, ajudar e escutar mais as mães.


Papa e mães
Na primeira audiência geral do Papa Francisco em 2015, nesta quarta-feira, 7, o tema da catequese foi centrado no papel das mães na família, na sociedade e na Igreja.
Dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre a Família, o Pontífice centrou sua atenção sobre a figura da Mãe, ressaltando a imagem da ‘Igreja-Mãe’ e citou o arcebispo Oscar Romero falando de ‘martírio materno’. Por causa do inverno, as audiências decorrem na Sala Paulo VI. 
Recordando a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, celebrada no primeiro dia do ano, o Santo Padre afirmou que "é a Mãe de Jesus que depois de O ter gerado, apresenta o Filho ao mundo", e destacou o papel central das mães na vida familiar:
“Na família está a mãe. Cada pessoa humana deve a vida a uma mãe e quase sempre deve a ela muito da própria existência sucessiva, da formação humana e espiritual. A mãe, apesar de ser muito exaltada de um ponto de vista simbólico, é pouco escutada e pouco ajudada na vida cotidiana, pouco considerada no seu papel central na sociedade. Aliás, muitas vezes, aproveita-se da disponibilidade das mães para se sacrificarem pelos filhos, para se poupar nas despesas sociais", assinalou o Pontífice. 
 
"A mãe, apesar de ser muito exaltada de um ponto de vista simbólico, é pouco escutada e pouco ajudada na vida cotidiana, pouco considerada no seu papel central na sociedade".
Segundo o Santo Padre, as mães são o maior antídoto contra o individualismo egoísta. “Indivíduo quer dizer que não se pode dividir. Ao contrário as mães dividem-se a partir de quando recebem um filho para dá-lo ao mundo” – recordou o Papa que citou o Arcebispo de San Salvador Oscar Romero que falava do ‘martírio materno’:
“Na homilia no funeral de um padre assassinado pelos esquadrões da morte, ele disse citando o Concílio Vaticano II: ‘Todos devemos estar dispostos a morrer pela nossa fé, mesmo que o Senhor não nos conceda esta honra... Dar a vida não significa só ser mortos; dar a vida, ter espírito de martírio, é dar no dever do silêncio, na oração, no cumprimento honesto do dever; naquele silêncio da vida cotidiana; dar a vida pouco a pouco! Sim, como uma mãe, que sem temor, com a simplicidade do martírio materno, concebe no seu seio um filho, dá-o à luz, amamenta-o, faz crescer e acode com afeto. É dar a vida. É martírio’. Sim ser mãe não significa só pôr no mundo um filho, mas é também uma escolha de vida, a escolha de dar a vida', sublinhou.
Francisco lembrou que até nas comunidades cristãs, as mães nem sempre são valorizadas. "Deveríamos compreender melhor sua luta cotidiana em serem eficientes no trabalho, atenciosas e carinhosas com a família; precisaríamos entender suas aspirações para expressar os frutos melhores e mais autênticos de sua emancipação", completou. 
O Papa Francisco concluiu a sua catequese afirmando que a Igreja também é mãe e os cristãos não são “orfãos mas filhos da Igreja, de Nossa Senhora e das nossas mães”.
Ao final, o Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:
“Caros peregrinos de língua portuguesa, agradecido pelos votos e preces dirigidas a Deus por mim durante as festividades do Natal, de todo o coração desejo a todos um feliz Ano Novo, pedindo a Nossa Senhora, Mãe de Deus e da Igreja, que seja a estrela que protege a vida das vossas famílias. Que Deus vos abençoe!”
No final da audiência alguns membros do "Golden Circus di Liana Orfei" exibiram-se perante o Papa Francisco que se divertiu muito e que depois de os aplaudir encorajou-os a serem não apenas portadores do sorriso e mensageiros de solidariedade entre os povos e as nações, mas criadores de beleza.
--------- --------- CLIQUE E EVANGELIZE - COMPARTILHE VIA

SOBRE - Portal de Noticias Católicas Online Acesso Cristão

Somos um Portal de Mídia da Igreja Católica da cidade de Coroatá-MA. Nossa missão é evangelizar levando informação e conteúdo a respeito da Santa Igreja

0 comentários :

CLIQUE - AS 5 MAIS ACESSADAS DO MÊS NO PORTAL ACESSO CRISTÃO
Notícias da Igreja Católica Diocese de Coroatá
CLIQUE - FORMAÇÃO - CATEQUESE
CLIQUE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES # SOU AMIGO ACESSO CRISTÃO
CLIQUE - NOTÍCIAS DE COROATÁ