SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO - SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO
OBRIGADO PELA SUA VISITA - VOLTE SEMPRE

Vinda de São Francisco de Canindé ao município de Codó Maranhão

A cidade de Codó registrou um momento histórico no catolicismo brasileiro proporcionado pelo empresário Francisco Carlos de Oliveira ao providenciar a vinda de São Francisco de Canindé ao município, fato inédito, em toda a existência do santo na cidade santuário, localizada no sertão cearense. Desde sua chegada ao Santuário, em 1775, essa foi a primeira vez que a imagem deixou solo canindeense para uma peregrinação de dois dias a outro Estado nordestino. Ela nunca sai nem sequer para cidades da região.
O evento, que teve a imagem do santo franciscano, ocorreu na noite do último sábado (06) e foi marcado por uma grandiosa procissão pelas ruas da cidade de Codó. Antes da chegada do santo, foram realizadas reuniões com os fiéis para a festa que teve como Lema: “Volte Francisco, a esta terra trazendo Cristo de novo”.


Em reunião, que contou com a equipe da Paróquia, coordenada pelo padre Francineuton Santos, o coordenador da Romaria, Araújo Neto, e o empresário FC Oliveira, ficou definido pelos devotos de São Francisco que a imagem peregrina sairia em procissão do Aeroporto Magalhães de Almeida, às 16 horas até a igreja de São Francisco na Avenida 1º de maio, com previsão de chegada às 18 horas. Porém em decorrência de um atraso provocando por um contratempo na viagem de Canindé até o município de Codó, os fiéis só se encontraram com a imagem do santo, por volta das 19h, mas nada que reduzisse o sentimento de devoção e fé dos franciscanos codoenses. Após o cortejo religioso foi celebrada uma missa campal e em seguida adorações ao santo mais popular do mundo.



Veja como foi a passagem da imagem e a multidão que lotou a Avenida Augusto Teixeira:
O evento religioso foi uma promoção do empresário Chiquinho Oliveira em parceria com a Paróquia de São Francisco, Prefeitura de Codó e a Basílica de Canindé. A ideia se deu em razão da não participação dos romeiros, neste ano, no festejo do santo ocorrido em outubro em Canindé, quando cerca de 1.500 romeiros foram impedidos de seguirem viagem quando chegaram a Teresina, no Piauí. A Polícia Rodoviária Federal não permitiu a passagem das carretas pau de arara e a romaria teve que voltar para Codó.
Desde então, o empresário Francisco Carlos de Oliveira se comprometeu com os romeiros de que teriam em Codó um evento religioso para aqueles que iriam pagar suas penitências na cidade santuário de São Francisco e com a presença do santo numa procissão. O empresário participou de forma presencial dos encontros e cuidou pessoalmente dos detalhes da programação que culminou com a recepção da imagem de São Francisco em Codó pelos romeiros.
Em Canindé está situado um dos mais importantes santuários franciscanos dedicados a São Francisco de Assis no mundo. É um grande centro de peregrinação que recebe anualmente milhares de devotos, romeiros e visitantes, numa expressão viva da fé, religiosidade e cultura popular do Nordeste.
A história das peregrinações remonta à época em que os judeus piedosos seguiam para Jerusalém, como naquela que Jesus participou aos seus 12 anos. Os cristãos realizam suas peregrinações a Roma para visitar os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, o que deu origem à palavra “romaria”.
Em todas as religiões existem santuários, lugares e templos sagrados, para onde se dirigem os devotos em busca de participar do sagrado, de suas bênçãos, de suas graças, de seus milagres.
Nos sertões de Canindé, onde está localizado esse santuário, já são 256 anos das origens da devoção ao Santo das Chagas, quando, em 1758, foram feitas as primeiras missões pelos terciários franciscanos.




 TEXTO: CORREIO CODOENSE
FOTOS: CAYLE ALVES
EVANGELIZE - COMPARTILHE VIA

SOBRE - Acesso Cristão

Somos um Portal de Mídia da Igreja Católica da cidade de Coroatá-MA. Nossa missão é evangelizar levando informação e conteúdo a respeito da Santa Igreja
CLIQUE - AS 5 MAIS ACESSADAS DO MÊS NO PORTAL ACESSO CRISTÃO
Notícias da Igreja Católica Diocese de Coroatá
CLIQUE - FORMAÇÃO - CATEQUESE
CLIQUE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES # SOU AMIGO ACESSO CRISTÃO
CLIQUE - NOTÍCIAS DE COROATÁ