SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO - SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE NOTICIAS ACESSO CRISTÃO
OBRIGADO PELA SUA VISITA - VOLTE SEMPRE

O Brasil ganhou 8 cardeias em 13 anos

Dom Orani João Tempesta participou do primeiro consistório do papa Francisco
Dom Orani João Tempesta participou do primeiro consistório do papa Francisco

O segundo consistório do pontificado do papa Francisco está agendado para 14 de fevereiro de 2015.
Entre fevereiro de 2001 e fevereiro de 2014, foram 8 consistórios para criação de cardeais. Foram dois com o papa João Paulo II, cinco com Bento XVI e um com o papa Francisco. Em 13 anos, foram criados 8 cardeais brasileiros.
Em fevereiro de 2001, foram criados 38 cardeais, 2 in Pectore, 4 não eleitores. O Brasil ganhou dom Geraldo Majella e dom Claudio Hummes.  O arcebispo argentino Jorge Mário Bergoglio foi incluindo na relação, sendo o atual papa.
No consistório de 21 de outubro de 2003, dom Eusébio Scheid foi criado cardeal, numa lista de 26 eleitores e 4 não eleitores.
Em março de 2006, o papa Bento XVI criou 26 cardeais e 3 não eleitores, nenhum  brasileiro na relação.
Em novembro de 2007, dom Odilo Scherer foi criado cardeal, num total de 18 purpurados e mais 5 não eleitores.
Em novembro de 2010, Bento XVI fez seu terceiro consistório, incluindo dom Raymundo Damasceno Assis na lista de 20 novos cardeais eleitores e 4 não eleitores.
Em fevereiro de 2012, o consistório teve 18 cardeais eleitores - incluindo o brasileiro dom João Braz de Aviz - e mais 4 não eleitores.
O último consistório do pontificado de Bento XVI foi realizado em novembro de 2012, com 6 cardeais, todos eleitores. Nenhum brasileiro.
O primeiro consistório do papa Francisco aconteceu em fevereiro de 2014, com a presença de dom Orani João Tempesta.  Foram criados 16 cardeais eleitores e 3 não eleitores.
LISTA
A relação dos novos cardeais da Igreja Católica não foi oficialmente divulgada.
O último arcebispo de Salvador, na Bahia, criado cardeal foi dom Geraldo Majella,  em 21 de fevereiro de 2001.  Dom Murilo Ramos Krieger é arcebispo na capital baiana desde 12 de janeiro de 2011 e pode ser o novo cardeal brasileiro.  Em Portugal, dom José da Cruz Policarpo foi criado cardeal em 21 de fevereiro de 2001, sendo Patriarca de Lisboa. Dom Manuel Clemente é o Patriarca desde julho de 2013 e vem sendo apontado para o cardinalato romano.
ELEITORES
O Brasil tem 10 cardeais, sendo 4 eleitores em conclave: Dom Orani Tempesta, dom Odilo Scherer, dom João Braz de Aviz e dom Raimundo Damasceno.
O levantamento mais recente aponta cerca de 115 cardeais eleitores, sendo 11 da América do Sul, incluindo dois cardeais argentinos dom Mário Aurélio Polli e dom Leonardo Sandri.
AGENDA
Antes do próximo consistório no Vaticano, a comissão de reforma da cúria romana tem plenária de 9 a 11 de fevereiro. O encontro fixa propostas e delineamentos da reforma para o colégio dos cardeais, em consistório programado para os dias 12 e 13 de fevereiro em Roma. O consistório para a criação dos novos cardeais está marcado para os dias 14 e 15 de fevereiro de 2015.

Fonte: Rede Vida
EVANGELIZE - COMPARTILHE VIA

SOBRE - Acesso Cristão

Somos um Portal de Mídia da Igreja Católica da cidade de Coroatá-MA. Nossa missão é evangelizar levando informação e conteúdo a respeito da Santa Igreja
CLIQUE - AS 5 MAIS ACESSADAS DO MÊS NO PORTAL ACESSO CRISTÃO
Notícias da Igreja Católica Diocese de Coroatá
CLIQUE - FORMAÇÃO - CATEQUESE
CLIQUE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES # SOU AMIGO ACESSO CRISTÃO
CLIQUE - NOTÍCIAS DE COROATÁ