-
-

Papa Francisco: Vaticano apresenta nova exortação apostólica


Nova exortação apostólica trata da chamada à santidade no mundo atual
Da Redação, com informações da Santa Sé

O Vaticano apresentou nesta segunda-feira, 9, a nova exortação apostólica do Papa Francisco: Gaudete et exsultate, sobre a chamada à santidade no mundo atual. O documento foi apresentado aos jornalistas em coletiva de imprensa com a participação do vigário geral do Papa para a diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis, do jornalista Gianni Valente e de Paola Bignardi, da Ação Católica.

Acesse

.: Íntegra da exortação apostólica Gaudete et exsultate, em português

“Com efeito, a chamada à santidade está patente, de várias maneiras, desde as primeiras páginas da Bíblia; a Abraão, o Senhor propô-la nestes termos: ‘anda na minha presença e sê perfeito’ (Gn 17, 1)”, escreve no Papa logo no início do documento.

Francisco explica que não se deve esperar da exortação um tratado sobre a santidade, com definições e análises, mas que seu objetivo é humilde: “fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades”, explica o Papa.

A nova exortação é dividida em cinco capítulos: 1. A chamada à santidade, 2. Dois inimigos subtis da santidade, 3. À luz do Mestre, 4. Algumas características da santidade no mundo atual e 5. Luta, vigilância e discernimento.

Essa é a terceira exortação apostólica do pontificado de Francisco. A primeira foi a Evangelii Gaudium, em novembro de 2013, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Já a segunda, Amoris laetitia, sobre o amor na família, foi publicada em março de 2013, sendo uma exortação apostólica pós-sinodal, fruto do Sínodo dedicado à família.

Além dessas exortações apostólicas, os cinco anos de pontificado Francisco somam ainda duas encíclicas e 46 cartas apostólicas, sendo 18 delas em forma de Motu Proprio.
[ CLIQUE AQUI PARA COMPARTILHAR NO WHATSAPP ]

Sobre Acesso Cristão

PORTAL DE NOTÍCIAS CATÓLICAS DO MARANHÃO ""
Comentários

0 comentários :