-
-

APOIADORES: ----- CONGREGAÇÃO FRANCISCANAS DE SIESSEN -------- MARCELO DIAS ----- ELIELTON ---- EDY LEMOS ---- COSME SOUSA ---- APOIADORES ------- CONGREGAÇÃO FRANCISCANAS DE SIESSEN ----MACELO DIAS ---- ELIELTON ----- EDY LEMOS ---- COSME SOUSA ---- APOIADORES ------ CONGREGAÇÃO FRANCISCANAS DE SIESSEN ----- MACELO DIAS ----- ELIELTON ------ EDY LEMOS ------ COSME SOUSA ----- APOIADORES -----CONGREGAÇÃO FRANCISCANAS DE SIESSEN ----- MACELO DIAS ---- ELIELTON ----- EDY LEMOS ----- COSME SOUSA .

Católicos de Cantanhede realizam manifestação contra a transferência de Padre Hélio


Abaixo temos um print da publicação feita por um paroquiano, na qual relata o acontecido, a decisão feita pelo Conselho Presbiteral e o Colégio dos Consultores anunciado dia 1 de novembro deixou muitos católicos pensativos. A decisão entra em vigor em janeiro de 2018, que foi decretada a transferência do atual pároco Padre Hélio para a cidade de Anajatuba, já na cidade o que se mais fala entre os católicos praticante é ( porque mais uma vez ), com isso unidos decidiram ir ao manifesto, e tentar chamar a atenção aos responsáveis pela mudança e deram teses bastantes conhecentes, confira os argumentos feitos. 
Temos que entender que, essa decisão não é nossa (leigos) mas sim do Bispo, e como bons católicos devemos aceitar, mas temos que entender também o lado dos paroquianos locais pois somente eles sabem da realidade que viveram e vivem, isso é um alerta de Deus pois o povo clama por Justiça, evangelização e atenção dos religiosos para com o seu povo, ( claramente temos vistos em nossas paroquias uma perca de foco ) isso vem nos alertar pois no dia 26 de novembro de 2017 na Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018 vamos trabalhar o “Ano do Laicato" que tem como objetivo “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.


Confira fotos deste dia e texto feitos pelos paroquianos contando os seus argumentos.





" A comunidade Católica de Cantanhede vem através de suas pastorais, grupos, outras organizações e demais fiéis, tornar conhecido a todos sua insatisfação, através do ato de manifestação que aconteceu hoje em frente a Igreja Matriz.

O comunicado realizado pelo nosso bispo no dia 1º de Novembro, que cita a saída do padre Hélio para assumir outra paróquia, foi acolhido por quase toda a comunidade católica da cidade com muita decepção, frustração
 e preocupação. 

Desde a publicação deste comunicado, esta notícia não tem sido bem digerida, e está negativamente mudando um pouco o ambiente dos grupos e pastorais. Por isso se decidiu unir forças para manifestar-se contra esta mudança.

De 2007 a 2017, com esta mudança anunciada, já somam 6 padres que saem de nossa paróquia neste curto espaço de tempo, isso não tem acontecido em nenhuma paróquia da nossa Diocese. Não são só os padres que tem saído, muitos fiéis também estão abandonando nossa igreja com estas incertezas , muitas lideranças tem desanimado com isso. 

Resultado disso são nossos setores na maioria se reduzindo a viver somente das missas que o padre realiza, e dos festejos que acontece uma vez por ano; nossas comunidades muitas nem novenas tem mais, só tem mesmo a Missa no dia do padroeiro (a); Pastorais algumas não existem mais. Com estas mudanças que acontecem já com rotina na nossa paróquia, só tendem a desanimar as poucas pastorais, grupos, movimentos e lideranças que ainda continuam existentes.

Cada padre que chega aqui, têm seu jeito de falar, celebrar, de conviver e conduzir seu trabalho pastoral e administrativo da paróquia, e se passa um bom tempo até que a comunidade se adapta com o padre que chegou, este tempo de adaptação infelizmente não estamos tendo pois na nossa média em menos de 2 anos perdemos mais um padre. Com o nosso padre atual ainda nem se completou 2 anos que está aqui, e já foi anunciada sua saída.

Estamos vivendo num mundo de incertezas, parece que perdemos nossa identidade, ou nos foi tirada, pois não dá para se construir uma identidade sólida com tantas mudanças assim, onde fica nosso planejamento? Como ficam nossos projetos? Como ficam nossos sonhos???

Já estamos cansados de ter que recomeçar do zero, estamos ficando muito para trás, mais queremos caminhar para frente, e é para frente que vamos caminhar. Não vamos baixar nossas cabeças e ficar com cara de tristeza e luto. O Senhor sempre ouve o clamor do seu povo.

Iremos clamar sempre, e com o muito respeito e carinho que temos com nosso Bispo Dom Sebastião, viemos com muita humildade pedir que desfaça a substituição que foi anunciada em nossa paróquia . Acreditamos que isso possa e deva acontecer, outras soluções se apresentarão sem que nós sejamos novamente atingidos.

Mais estamos dispostos a continuar clamando e a realizar outros atos como este se nossas súplicas não forem atendidas, pedimos a compreensão e solidariedade de vocês e agradecemos a todos que confiantes pretendem construir uma paróquia cada vez mais forte e complexa. "

[ CLIQUE AQUI PARA COMPARTILHAR NO WHATSAPP ]

Sobre Acesso Cristão Diocese de Coroatá

PORTAL DE NOTÍCIAS CATÓLICA DO MARANHÃO ""
SEJA NOSSO PARCEIRO E COLABORE PATROCINANDO ESTE SITE SUA MARCA EVANGELIZANDO COM AGENTE - WHTS 98I089864