-
-

Comunhão na Palavra, outubro de 2017 - Com Dom Sebastião Banderia.


“Os setenta e dois voltaram com alegria” (Lc 10, 17)

Iniciamos o mês de outubro com a festa de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões. Neste mês missionário, teremos vários acontecimentos  que tocam diretamente a missão na Diocese: Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária, a IX Ação Missionária dos seminaristas do Maranhão,  e a Assembleia do COMIDI, Conselho Missionário Diocesano, todos em Itapecuru-Mirim; o aniversário dos 20 anos de Santas Missões Populares, na paróquia de Alto Alegre e a Campanha Missionária. São experiências aquecidas pela ação do Espírito Santo, protagonista da missão, reforçando o ardor da nossa convicção missionária de sair para anunciar com alegria o Evangelho.

“Os setenta e dois voltaram com alegria” (Lc 10, 17)

O tema escolhido para a Campanha Missionária 2017 foi: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, inspirado no documento do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, A Alegria do Evangelho.  É uma motivação para que trabalhemos em nossas paróquias durante todo mês,  a novena missionária, a fim de que, “a alegria do Evangelho encha o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” (EG 1).  Essa alegria nasce do encontro com Jesus, dom que irradia nossas vidas de esperança. E fazê-lo conhecido, motiva-nos a sair de nós mesmos, de nossas seguranças e comodidades. Somos uma Igreja impulsionada pelo dinamismo missionário que ajuda a superar as sombras da realidade injusta, recriando laços afetivos e humanos, com a ternura de Deus, com a mesma ousadia dos discípulos de Jesus.  

“Os setenta e dois voltaram com alegria” (Lc 10, 17)

 Jesus faz o envio dos setenta e dois para anunciar o Evangelho. São enviados à sua frente para levar uma mensagem de esperança do Reino. No sentido de espalhar o dom da alegria aos pobres e excluídos, sobretudo, a mensagem de que o “Reino de Deus está próximo de vós” (Lc 10, 11). É a presença de Jesus Cristo. Quem o acolhe encontra vida, alegria e entusiasmo para anunciá-lo. Foi assim o testemunho dos missionários e das missionárias de nossa diocese, durante os 20 anos das Santas Missões. E, graças a Deus, são muitas experiências significativas de uma Igreja missionária que celebrou o seu Jubileu dos 40 anos de Memória, Testemunho e Esperança. Na assembleia jubilar surgiu a proposta de que precisamos caminhar juntos, reforçar e criar os conselhos missionários nas paróquias onde não existem. Onde você mora, o que se está fazendo para crescer na consciência missionária? Que o Espírito de Deus nos impulsione a viver a alegria que Jesus anunciou a seus discípulos, quando voltaram da missão: “alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão escritos nos céus” (Lc 10, 20). Essa alegria precisa ser anunciada todos os dias. É a Igreja em estado permanente de missão.  Um grande abraço e que Deus lhe abençoe.

D. Sebastião Bandeira.



[ CLIQUE AQUI PARA COMPARTILHAR NO WHATSAPP ]

Sobre Portal Acesso Cristão

PORTAL DE NOTÍCIAS CATÓLICA DO MARANHÃO ""
SEJA NOSSO PARCEIRO E COLABORE PATROCINANDO ESTE SITE SUA MARCA EM NOSSO PORTAL VAI LONGE - WHTS 98I089864