-
-

Diferença entre "São" e "Santo"


Resultado de imagem para todos os santos

Alguns fatos dentro da nossa doutrina acabam por passar desapercebidas, por falta de interesse ou mesmo por ter tornado-se tão corriqueiro que as pessoas nem imaginam o que está por trás. A pouco tempo me disseram algo do tipo: "Quando o santo for um grande doutor, usa-se Santo e caso contrário usa-se São antes do nome".

Bom, não é bem isso. Na realidade trata-se de uma norma da língua portuguesa, que orienta quando a primeira letra do nome for vogal ou H, usar Santo antes do nome: Santo Antônio, Santo Agostinho, Santo Hilário, etc...
Nos outros casos, usa-se a forma abreviada São: São Pedro, São Francisco de Assis, etc...

Curiosidade 1:
Todos os patriarcas do antigo testamento, são também venerados como santos e para referir-se a eles deve-se usar Santo: Santo Abraão, Santo Davi, Santo Moisés, etc...


Resultado de imagem para todos os santos

Curiosidade 2:
Existe uma exceção para o novo testamento em diante:
Devido á notoriedade de Santo Tomás de Aquino, sendo um dos maiores doutores da igreja, deixando um legado até hoje estudado, usa-se também Santo para referir-se a ele. Por isso se até hoje você falava São Tomás de Aquino, não está correto. Mas calma, você não irá queimar no inferno por isso (haha). Além do mais, utilizando a forma apocopada "são", corre o risco de parecer "Santo más", então para o Doutor Angélico: Santo Tomás de Aquino.

Curiosidade 3:
No espanhol não existe essa regra, dessa forma todos os nomes são escritos com "San": San Agustín, San Pedro, etc. Com algumas exceções: Santo Tomás, Santo Tomé, Santo Toribio, Santo Domingo.
[ CLIQUE AQUI PARA COMPARTILHAR NO WHATSAPP ]

Sobre Portal Acesso Cristão

PORTAL DE NOTÍCIAS CATÓLICA DO MARANHÃO ""
SEJA NOSSO PARCEIRO E COLABORE PATROCINANDO ESTE SITE SUA MARCA EM NOSSO PORTAL VAI LONGE - WHTS 98I089864