-
-

APOIADORES: ----- CONGREGAÇÃO FRANCISCANAS DE SIESSEN -------- MARCELO DIAS ----- COSME SOUSA ---- APOIADORES ------- CONGREGAÇÃO FRANCISCANAS DE SIESSEN ----MACELO DIAS ---- COSME SOUSA ---- APOIADORES ------ CONGREGAÇÃO FRANCISCANAS DE SIESSEN ----- MACELO DIAS ----- COSME SOUSA ----- APOIADORES -----CONGREGAÇÃO FRANCISCANAS DE SIESSEN ----- MACELO DIAS ---- COSME SOUSA .

" Tira as vestes de luto e aflição" Comunhão na palavra com Dom Sebastião Bandeira Bispo da Diocese de Coroatá - Dezembro.

                   “NOVO MILÊNIO”

  “COMUNHÃO NA PALAVRA”, nº 229 – Dezembro de 2016.

“Tira as vestes de luto e aflição... envolve-te no manto da justiça de Deus e põe na cabeça uma coroa da glória do Eterno” Baruc 5,1-2

Chocados com a morte de 71 pessoas, vítimas do desastre aéreo, que ceifou quase totalmente os jogadores e a direção do time da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, indignados com os resultados das votações no Congresso Nacional, em relação ao combate a corrupção no Brasil, iniciamos o mês de dezembro. Além destes fatos, acrescenta-se a decisão do Supremo Tribunal Federal declarar que não é crime praticar o aborto, quando o ser humano tem até 12 semanas de vida. Diante deste quadro, devemos nos perguntar, o que significa viver o advento, tempo de esperança, em situações de morte, luto, e de tanta maldade?

“Tira as vestes de luto e aflição... envolve-te no manto da justiça de Deus e põe na cabeça uma coroa da glória do Eterno” Baruc 5,1-2

O profeta Baruc vendo a situação do seu povo, o templo destruído, a cidade saqueada, desmandos dos governantes, convoca os seus irmãos para reconstrução do país. Não é só do templo, mas especialmente do povo. Mudar as vestes, significa início de mudança tanto interior, quanto das circunstâncias em que se vive. È o começo da libertação.  O tempo do advento é um tempo de conversão, de mudança, de produzir frutos bons, por isso que é um tempo de esperança, de fazer nascer coisas novas. As leituras deste período sempre anunciam o novo que brota do tronco velho, que fora cortado, o deserto que vai florir e o mundo de paz que vai chegar, fruto de novas relações dos homens entre si e com a criação. È o tempo dos profetas que exigem a preparação dos caminhos do Senhor, anunciando que um outro mundo é possível, buscando mudanças profundas e essenciais, levando sempre em consideração a capacidade do ser humano de superar os problemas, sem deixar-se auto destruí.

“Tira as vestes de luto e aflição... envolve-te no manto da justiça de Deus e põe na cabeça uma coroa da glória do Eterno” Baruc 5,1-2

Tivemos a nossa assembleia diocesana, fazendo a memória de nossa diocese, ao longo dos seus quarenta anos de existência. Constatamos a importância de recordar nossas raízes para podermos continuar animados e vimos que é preciso dar passos para nos envolver com o “manto da justiça e ter na cabeça a coroa da glória”. O primeiro é ajudar as pessoas a valorizar a sua interioridade, iluminando-a a partir dos valores do evangelho. As mudanças, quando partem de dentro da pessoa, são mais duráveis e verdadeiras.  O outro passo, é ajudar ampliar o horizonte das pessoas com quem convivemos, renovando sempre o compromisso em defesa do direito a integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural, assegurado na nossa constituição, e sempre defendido pela Igreja em sua doutrina.

 O que poderíamos fazer para vivenciarmos mais profundamente este tempo tão precioso, do advento, fortalecendo a esperança de nosso povo?

Que você possa experimentar todas vezes que celebramos o Natal, a misericórdia vem habitar no meio de nós. Feliz Natal e abençoado Ano Novo, são os votos de seu bispo e amigo, D. Sebastião Bandeira.

Confira outras edições "Comunhão na palavra" do mês de Novembro de 2016, Outubro de 2016 e Setembro de 2016
[ CLIQUE AQUI PARA COMPARTILHAR NO WHATSAPP ]

Sobre Acesso Cristão Diocese de Coroatá

PORTAL DE NOTÍCIAS CATÓLICA DO MARANHÃO ""
SEJA NOSSO PARCEIRO E COLABORE PATROCINANDO ESTE SITE SUA MARCA EVANGELIZANDO COM AGENTE - WHTS 98I089864