-
-

Rio Grande do Sul - Jornadas Diocesanas da Juventude

Arquidioceses e dioceses do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o estado do Rio Grande Sul, realizaram a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) entre os dias 28 e 29 de março.
Porto Alegre
A Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ), em Porto Alegre, ocorreu no sábado, dia 28, no centro da cidade. Pela manhã, mais de 1100 jovens participaram das catequeses oferecidas em cinco paróquias com os temas: Juventude e Santidade; Liturgia e Música; Afetividade e Sexualidade; Bíblia e Leitura Orante e Vocação e Missão.
À tarde, a juventude tomou conta do centro da cidade e acolheu com alegria dom Leomar Brustolin, o novo bispo auxiliar. Em seguida, houve a “Caminhada da Juventude” rumo à catedral metropolitana. Ao longo do trajeto, três paradas refletiram sobre os temas: Vida Consagrada; Campanha da Fraternidade 2015; e os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.
Mais de 2 mil jovens chegaram à praça da Matriz, em frente à catedral Mãe de Deus, para participar da celebração de Ramos, presidida pelo arcebispo dom Jaime Spengler. A homilia foi conduzida por dom Leomar, que citou Dostóievski ao falar da beleza que salva, “não a beleza estética, mas aquela que nos remete ao outro e a Jesus Cristo”.
Santa Maria
Com o tema “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9), aconteceu no Domingo de Ramos, 29, a 4ª Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJU), em São Sepé, interior do Rio Grande do Sul.
Cerca de 800 jovens participaram das atividades, que se iniciaram pela manhã, com a concentração e acolhida das caravanas na entrada da cidade. Logo após, os jovens seguiram em procissão de Ramos e participaram da celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS), dom Hélio Hubert.
Ao longo do dia houve apresentação teatral, música, danças e muita alegria. O professor Alceu Cavalhéri, da Faculdade Palotina (FAPAS), proferiu uma palestra sobre o “Missão da Juventude na promoção da paz, o que ajuda ou atrapalha?”. Os jovens participaram, ainda, de trabalhos em grupos, espiritualidade e shows de bandas católicas.
O padre Cristiano Quatrin, assessor da Juventude da arquidiocese de Santa Maria, se emocionou ao falar da JAJU. “Quero dizer que foi um momento muito especial junto da juventude, em que, com certeza, crescemos muito com as partilhas e o testemunho da juventude. Valeu apena todo processo de construção da JAJU e ver os jovens felizes e animados. Eu amo a Juventude!”, declarou.
Para o comunicador diocesano, Maique Argenta, “a 4ª Jornada Arquidiocesana é uma confirmação da fé na caminhada da Juventude. Um motiva o outro e juntos nos encontramos no abraço daquele que tem caminhada comum a nossa, o abraço de Cristo, especialmente quando surgem dificuldades e desafios na missão”, avaliou.
Santo Ângelo e Uruguaiana
Os jovens da diocese de Santo Ângelo também celebraram, no Domingo de Ramos, a 4ª Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), no Santuário de Schoenstatt. O tema para esta edição foi “Juventude: Igreja e Sociedade”.
Aproximadamente 200 jovens participaram do encontro, que teve na programação a procissão de Domingo de Ramos, a celebração eucarística presidida por dom Liro Vendelino Meurer, formação e gincana. O evento buscou integrar as juventudes dos diversos carismas de evangelização presentes na diocese. 
Na diocese de Uruguaiana, a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) foi celebrada na paróquia São Francisco de Borja, no dia 29,  e contou com a presença de mais de 100 jovens.
Fonte: regional Sul 3
[ CLIQUE AQUI PARA COMPARTILHAR NO WHATSAPP ]

Sobre Portal Acesso Cristão

PORTAL DE NOTÍCIAS CATÓLICA DO MARANHÃO ""
SEJA NOSSO PARCEIRO E COLABORE PATROCINANDO ESTE SITE SUA MARCA EM NOSSO PORTAL VAI LONGE - WHTS 98I089864