-
-

A JMJ é uma aventura da fé onde o protagonista principal é o Espírito Santo


Representantes do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 reuniram-se ontem (27) com a delegação do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), para apresentar os detalhes e o andamento dos trabalhos de preparação o evento. O presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Stanislaw Rylko afirmou que o papa Bento XVI acompanha de perto os preparativos da JMJ e espera o engajamento de todos os jovens. “A JMJ é uma aventura da fé onde o protagonista principal é o Espírito Santo. Ele é nossa força!", afirmou o Cardeal. Para o presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a presença do Cardeal Rylko com a equipe do Pontifício Conselho para os Leigos é um passo muito importante para ajudar a preparar a JMJ. “Eles tem uma experiência vasta em relação a JMJ e perguntam, aconselham e podem dar orientações sobre alguns aspectos importantes. Creio que isso é uma riqueza muito grande e os passos concretos que já foram dados foram muito elogiados”, disse Dom Orani. Padre Antônio Ramos do Prado, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e coordenador da peregrinação da Cruz da Jornada pelo Brasil e Cone Sul lembrou a importância desse aprendizado, fruto do encontro.  “Eles tem uma visão de mundo, da história das Jornadas Mundiais da Juventude e vão também nos orientando. Acho que a nossa Jornada no Brasil está belíssima, em especial pelas apresentações que tivemos até agora, com todos os grupos trabalhando com perspectiva bastante profunda, não só no campo organizacional, mas a preocupação com a evangelização, mostrando também a beleza e a riqueza do Brasil”.
 Programação – Entre as atividades previstas está um encontro com o governador do Rio, Sérgio Cabral e com o prefeito da cidade, Eduardo Paes hoje (28) e uma visita ao Centro de Operações da prefeitura do Rio e um encontro com os responsáveis por movimentos e novas comunidades. Amanhã (29) a comissão do PCL visitará alguns locais cotados para receber as cerimônias com a presença do Papa Bento XVI durante a JMJ Rio2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013.
Na data em a cidade maravilhosa comemorará seus 447 anos de fundação, 1º de março, Cardeal Rylko presidirá pela manhã uma missa no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado. À noite haverá o Encontro da Juventude, na Igreja de Sant’Ana, no Centro. Encerrando a visita, no dia 2 de março, haverá uma entrevista coletiva na sede da Arquidiocese do Rio, com Dom Orani e o Cardeal Rylko, às 11h.
 Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) - O PCL é o órgão do Vaticano responsável pela organização da JMJ.  A Cúria se articula em diversos dicastérios que são como seções que se ocupam dos diversos aspectos da vida da Igreja em si mesma e de suas relações com as realidades do mundo. O PCL, em particular, é o dicastério que assiste o Supremo Pontífice em todas as questões relativas à contribuição que os fiéis Leigos dão à vida e à missão da Igreja, como pessoas individuais ou através das diversas formas de agregação que nasceram e continuamente nascem na Igreja.
 Jornada Mundial da Juventude - A última JMJ foi realizada em agosto do ano passado, em Madri, na Espanha, e reuniu milhares de jovens de mais de 190 países. A JMJ RIO2013 acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.
Adryan cortez
[ CLIQUE AQUI PARA COMPARTILHAR NO WHATSAPP ]

Sobre Portal Acesso Cristão

PORTAL DE NOTÍCIAS CATÓLICA DO MARANHÃO ""
SEJA NOSSO PARCEIRO E COLABORE PATROCINANDO ESTE SITE SUA MARCA EM NOSSO PORTAL VAI LONGE - WHTS 98I089864